segunda-feira, 28 de novembro de 2011

ESTUDO DA OBRA "NO MUNDO MAIOR" ANDRÉ LUIZ - 41

Seguindo seu estudo, André acompanhou Calderaro a um novo caso.

Chegaram a uma residência luxuosa, onde estudariam um caso específico referente a "Esquizofrenia".

O que é esquizofrenia?

A esquizofrenia é uma desordem cerebral crónica, grave e incapacitante, que afecta em torno de 1% da população. Pessoas com esquizofrenia podem escutar vozes e acreditar que outros estão a ler e controlar os seus pensamentos ou conspirando para prejudicá-las. Essas experiências são aterrorizantes e podem causar medo, recolhimento ou agitação extrema. Pessoas com esquizofrenia podem falar coisas que não fazem sentido, ficarem sentadas por horas sem se mover ou falando muito pouco, ou podem parecer perfeitamente bem até falarem o que realmente estão pensando. Uma vez que muitas pessoas com esquizofrenia podem ter dificuldade de manter um emprego ou cuidar de sim mesmas, a carga em sua família pode ser significativa.

Sintomas da esquizofrenia Os sintomas da esquizofrenia se encaixam em três categorias gerais: * Sintomas positivos, que são pensamentos e percepções diferentes como alucinações, delírios e desordens no pensamento e movimento. * Sintomas negativos, que representam a perda ou diminuição na capacidade de iniciar planos, falar, expressar emoções ou encontrar prazer na vida quotidiana. Esses sintomas são difíceis de reconhecer como parte da esquizofrenia e podem ser confundidos por preguiça ou depressão. * Sintomas cognitivos, que são problemas com: atenção, certos tipos de memória e funções de execução que nos permite planejar e organizar. Deficits cognitivos também podem ser difíceis de reconhecer como parte da esquizofrenia, porém são os mais incapacitantes para levar uma vida normal


Podemos tomar como exemplo a indicação do filme "Uma mente brilhante", conta a história do professor John Nasch, brilhante matemático, vivia envolvido com números, pouco se relacionava com as pessoas, e via-se perseguido por agentes da espionagem Russa, como também falava, conversava, com pessoas que jamais existiram, concluindo, vivia em um mundo imaginário. 
Recomendo, o filme é incrível!!!

Voltando ao nosso estudo, trata-se de Fabrício, irmão que vive em contínuos fenômenos de angústias, inquietações e aflições.

Conforme Calderaro, a esquizofrenia é estudada e atendida nas esferas da fisiologia e da psicologia.

PSICOLOGIA:  Observa o problema nas adjacencias das causas profundas.

FISIOLOGIA: Analisa os efeitos e procura remedia-las na superfície.

André observa a esfera mental de Fabrício:

  • A face inferior apresentava manchas escuras.
  • Apresentava disturbios na
Circulação
Movimento
Sentidos
Tal análise, levou a um diagnóstico de NEURASTENIA CÉREBRO-CARDIACA.

Atenção, a analise acima, diagnosticada por André Luiz, era da matéria densa, ou seja, do corpo físico.

O que é neurastenia???

Ver imagem em tamanho grandeA neurastenia atualmente está relacionada com sintomas incluem cansaço, desânimo, depressão, desmotivação, falta de energia e impotência para iniciativas e principalmente provocando dificuldades nas relações interpessoais e limitações na atuação no meio social.
A neurastenia pode mascarar quadros mentais diversos como a depressão, a esquizofrenia, a neurose obsessivo-compulsiva e a histeria.
Na neurastenia genuína, os sintomas são realmente incomodativos para o paciente e não há provas de ganhos secundários envolvidos.
Como sintomas presentes na síndrome neurastênica temos:
Fadiga física e mental
Dores no corpo e parestesias
Fraqueza, falta de iniciativa, desmostivação
Dificuldades de concentração e perda de memória
Insônia e irritabilidade


O Prognóstico positivo na neurastenia avança na medida em que o paciente consegue enfrentar seus conflitos e vencer as dificuldades.
Já um prognóstico mais sombrio acontece quando os sintomas estão associados a distúrbios do caráter e o paciente apresenta resistência a mudar sua posição para uma atitude mais corajosa e otimista, ou ainda, quando o paciente não apresenta condições reais de mudança em sua vida cotidiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário